Proposta Pedagógica - Ensino Fundamental 2

Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sendo importante retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.

É importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

As mudanças próprias dessa fase da vida implicam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, isso demanda práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social. Conforme reconhecem as DCN, é frequente, nessa etapa, observar forte adesão aos padrões de comportamento dos jovens da mesma idade, o que é evidenciado pela forma de se vestir e também pela linguagem utilizada por eles. Isso requer dos educadores maior disposição para entender e dialogar com as formas próprias de expressão das culturas juvenis, cujos traços são mais visíveis, sobretudo, nas áreas urbanas mais densamente povoadas (BRASIL, 2010).

À escola atual tem grandes desafios ao cumprimento do seu papel em relação à formação das novas gerações. Cabe a ela contribuir para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais. É preciso considerar a necessidade de desnaturalizar qualquer forma de violência nas sociedades contemporâneas, incluindo a violência simbólica de grupos sociais que impõem normas, valores e conhecimentos tidos como universais e que não estabelecem diálogo entre as diferentes culturas presentes na comunidade e na escola.

No Ensino Fundamental – Anos Finais, a escola pode contribuir para o delineamento do projeto de vida dos estudantes, ao estabelecer uma articulação não somente com os anseios desses jovens em relação ao seu futuro, como também com a continuidade dos estudos no Ensino Médio. Esse processo de reflexão sobre o que cada jovem quer ser no futuro, e de planejamento de ações para construir esse futuro, pode representar mais uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e social.

O currículo escolar continuará com as seguintes atividades:

• Estudos do meio;
  • Atividades em duplas e trios (explorando a ZDP);
  • Viagens de integração e socialização;
  • Visitas a exposições, amostras culturais e eventos;

As práticas avaliativas serão observacionais com ênfase na avaliação qualitativa sobre a quantitativa, mas também usando o critério de atribuição de notas.

As potencialidades, as evoluções ou regressões, possibilidades de avanços, proposta de novos planejamentos e atividades, relacionamento com os colegas, e muitas outras são algumas das práticas observadas em nossa proposta além da autoavaliação. A autoavaliação possibilita ao aluno a avaliação própria das suas próprias dificuldades de forma mais concreta e precisa, assim como aquilo que já sabe.

A avaliação é processual e flexível às limitações e potencialidades de cada um para que nenhum procedimento adotado se sobreponha ao outro e todos os aspectos sejam considerados integralmente.

Os professores utilizarão o portfólio como um dos instrumentos de avaliação, mas esta será apenas uma das ferramentas avaliativas. Trabalhamos também em parceria com a família através do projeto “Família: Nosso Bem Maior”. A formação continuada do quadro técnico docente é feita através de estudos mensais (na escola), cursos, seminários e congressos.

A proposta pedagógica da Escola Bezerra de Menezes encontra-se embasada nos pressupostos teóricos de: Vygotsky, Piaget, Edgar Morin, Wallon, Jussara Hoffmann, Miguel Zabalza e Haward Gardner e Celso Antunes. Todos os pensadores citados iluminam o nosso fazer pedagógico, por entendermos que o caminho é feito das várias estradas, isto é, todos podem contribuir para alargar a nossa visão pedagógica.