O QUE FAZEMOS

Educar pessoas de forma holística, em parceria com suas famílias e através da “arte de pensar” (desenvolvimento do raciocínio), do senso crítico e de convicção moral cristã baseada nos princípios pregados por Jesus, para o exercício pleno da cidadania.

O QUE QUEREMOS SER

Uma Escola de referência em educação de qualidade com excelência acadêmica, consciência social, norteada pelos princípios evangélicos do amor, solidariedade, paz e caridade, com pedagogia própria, mas norteada nos pressupostos de Vygotsky, Gardner, Edgard Morin, Freinet, Wallon, Paulo Freire e nas contribuições da Psicologia Positiva, comprometida com uma educação do ser humano em todos os níveis educacionais, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

EM QUE ACREDITAMOS

A Escola Bezerra de Menezes acredita que a educação faz toda diferença na vida do ser humano. Defendemos uma educação para o “pensar, para o respeito e o cuidar do Planeta Terra com um ensino crítico”, estimulando nossos educandos através das Inteligências Múltiplas e da Filosofia, desde os primeiros anos, a serem reflexivos e a adotarem posturas críticas frente aos inúmeros desafios da sociedade contemporânea. Na EBM oferecemos as competências socioemocionais  para que crianças e adolescentes aprendam a colocar em prática as suas melhores atitudes e habilidades, que consigam gerenciar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros.

Acreditamos que a função da Escola é oferecer situações cotidianas e planejadas que promovam o bem estar das crianças a fim de que construam valores significativos para a sua formação enquanto pessoas.

Na E.B.M, as crianças conhecem e são conhecidas por todos os funcionários da escola; são desafiadas na conquista da autonomia e da responsabilidade consigo e com os outros, com o meio ambiente e com tudo que faz parte do patrimônio da escola (cadeiras, brinquedos, material pedagógico,etc.), a considerar as necessidades  e pontos de vistas dos outros e a respeitar regras e limites necessários para uma convivência harmoniosa.

Diante de um mundo que hoje sofre a ausência de referenciais e de uma grave crise de valores, buscamos nos alicerçar numa base firme e que subsiste às variações do tempoe das culturas. Assim, propomos que os valores trabalhados na escola sejam gerados a partir dos princípios cristãos baseados no evangelho de Jesus, referenciando, também, nossos antepassados (tataravós, bisavós, avós,etc.) enfim, valorizando a família como sustentáculo primordial da sociedade, visando à formação de cidadãos éticos e comprometidos com a construção de um mundo melhor. Apresentamos Jesus Cristo como referencial de valores éticos, morais e espirituais, e partilhamos isso com os educandos de forma lúdica e de projetos, não baseados em uma religião específica, mas, sim, num ambiente de religiosidade circunscrito à DEUS.

A FORMAÇÂO ACADÊMICA, OS CONTEÚDOS E OS PROFESSORES

As disciplinas e os conteúdos lecionados na EBM são os mesmos de qualquer escola particular do Ceará e do Brasil, uma vez que são pré-definidos pelo Ministério da Educação, no entanto temos como diferencial: aulas de Educação Socioemocional, Inglês e Filosofia a partir da Educação Infantil. No Ensino Fundamental II, temos Química e Física a partir do 6º ano e Ecologia em todos os segmentos.

Professores  formados, vocacionados e comprometidos com a causa da Educação. Incentivamos e cobramos não só a competência técnica (formação acadêmica), mas a reflexão sobre o sentir, o pensar e o agir sobre esse conhecimento; as relações interpessoais baseadas no respeito ao outro; o reforço da autoestima de cada um, integrando as dimensões: razão e afetividade e tendo o espaço escolar como espaço de formação (grupos de estudo).

FILOSOFIA  DISCIPLINAR

A nossa Filosofia Disciplinar vai muito além da simples aplicação de “punições” para alunos indisciplinados. Antes de tudo, é fundamentada na construção de um ambiente de desenvolvimento humano saudável (Psicologia Positiva) para o processo educativo, e é construída em valores éticos, visando à conscientização de direitos e deveres individuais e coletivos. Essa construção alicerça-se em pelo menos sete pontos:

• formação de laços afetivos e relacionamentos saudáveis.
  • construção do caráter.
  • o autoconhecimento
  • liberdade com responsabilidade.
  • limites com consciência.
  • respeito ao meio ambiente e as pessoas.
  • referência à família (família atual e aos antepassados).

Por isso entende-se que o comportamento e desenvolvimento do aluno são de responsabilidade da escola e da família. Somente juntos, ESCOLA E FAMÍLIA poderemos obter verdadeiro sucesso na formação holística do educando.

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA

Sabemos que a família e a escola possuem um objetivo comum: a educação integral das crianças e adolescentes. Essas duas fontes de intervenções devem caminhar em sintonia para garantir a estabilidade e o equilíbrio dos educandos, fatores estes indispensáveis para um desenvolvimento saudável.

Consideramos esta inter-relação entre família e escola um dos nossos eixos condutores mais importantes. Por essa razão, incentivamos a participação dos familiares em diversas atividades dentro e fora da EBM: reuniões, momentos de lazer, encontros significativos do “Projeto Família Nosso Bem Maior”, oficinas para pais, compartilhamento de experiências com os avós, etc.