Proposta Pedagógica - Ensino Médio

Caracterização do Curso

O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, da Escola Bezerra de Menezes tem a duração de três anos e seu objetivo principal é continuar, consolidar e aprofundar a formação (iniciada no Fundamental) do cidadão consciente, crítico e autônomo, envolvido com o próprio desenvolvimento e com o da comunidade, preparado para a vida e seus desafios, entre eles ingressar no nível superior, obter êxito em exames e concursos, como o ENEM e os Vestibulares.

O curso é oferecido no turno vespertino (13h às 17h 30min) e com aulas alternadas para as três séries no turno matutino, conseguindo assim oferecer um componente curricular diferenciado tanto nas disciplinas quanto na carga horária.

O compromisso da EBM também é com as escolhas de carreiras dos alunos, por isso procura ajudá-los incluindo no currículo aulas de Inteligência Emocional medidas por uma psicóloga, assim como palestras e informações sobre carreiras, faculdades, profissões em ascensão, estudos dirigidos com provas de vestibular, etc.

Buscamos formar o cidadão completo e compromissado, por isso realizamos passeatas e discussões ecológicas, filosóficas, preparando-os para um engajamento efetivo na construção de uma sociedade mais humana e justa.

Aplicamos desafios bimestrais no intuito de acompanharmos o crescimento do conhecimento adquirido pelo aluno, porém o aluno da EBM é avaliado como um todo: a participação em sala, realização de atividades de casa, rodas de conversa e avaliações escritas. As turmas de Ensino Médio também são avaliadas através de simulados e aula invertidas. 

O objetivo principal do projeto pedagógico é a formação integral dos alunos, pois, hoje, com as alterações rápidas que a sociedade está sofrendo, é preciso competência, formação acadêmica e visão ampla para saber discernir as mudanças e acompanhá-las com segurança e precisão.