Proposta Pedagógica - Ensino Fundamental

A proposta pedagógica a Escola Bezerra de Menezes leva em conta a Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB 9394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN e Resolução Nº 372/2002 capítulo I art. 3º inciso VIII do Conselho de Educação do Ceará.

A metodologia da Escola Bezerra de Meneses, está baseada na proposta sócio construtivista, ou seja, o objetivo é suscitar no aprendiz o desejo de explorar e descobrir todas as possibilidades do seu “eu” (corpo-intelecto-espírito). Provocá-lo para observar, pensar, pesquisar, analisar, sintetizar, enfim, construir e reconstruir o conhecimento a partir do seu entorno social e afetivo. Tem também como foco os sete saberes necessários à Educação do Futuro (Edgar Morin), pois tem consciência que “o ser humano é um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico”. Desse modo, a condição humana deve ser o objeto essencial de todo o ensino.

Todos os projetos e atividades advindas do mesmo são programados a inserir os conteúdos serem trabalhados dentro dos objetivos a serem alcançados pela escola que são:

  • Incentivar a pesquisa;
  • Estimular a reflexão para neste jornadear o aprendiz possa construirsua identidade tornando-se um cidadão eficaz, eficiente e ético capaz de contribuir com valores éticos na sociedade na qual encontra-se inserido.
  • Construção e reconstrução do conhecimento com enfoque na realidade do educando;
  • Favorecer a compreensão da realidade social na forma de:
  • Ética;
  • Diversidade cultural;
  • Meio ambiente;
  • Saúde;
  • Orientação sexual;
  • Trabalha e consumo;
  • A conquista e disseminação da paz;
  • A construção da inteligência emocional;
  • Domínio de corpo de conhecimentos acadêmicos;
  • Aquisição de habilidades para a vida de trabalho;
  • Capacidade de tomar decisões e posições, a partir de análises;
  • Aquisição de habilidades de síntese e aplicação de conhecimentos;
  • Compreensão e uso de tecnologias;
  • Formação de juízos de valor a partir da vivência no ambiente social;
  • Aquisição de leitura e escrita e uso competente de tais habilidades;
  • Cooperação individual e coletiva em situações particulares, locais e globais;
  • Compreensão de deveres e direitos de cidadania;

 

O currículo escolar valorizará ainda as seguintes atividades:

  • Estudos do meio;
  • Atividades em duplas e trios (explorando a ZDP);
  • Viagens de integração e socialização;
  • Visitas a exposições, amostras culturais e eventos;

 

As práticas avaliativas serão, primordialmente, observacionais, com ênfase na avaliação qualitativa sobre a quantitativa, independentemente do critério de atribuição de notas ou conceitos.

Os professores utilizarão o portfólio como instrumento maior de avaliação, mas esta será apenas uma das ferramentas avaliativas. Trabalhamos também em parceria com a família através do projeto “Família: Nosso Bem Maior”. A formação continuada do quadro técnico docente é feita através de estudos semanais (na escola), cursos, seminários e congressos.

A proposta pedagógica da Escola Bezerra de Menezes encontra-se embasada nos pressupostos teóricos de: Vygotsky, Piaget, Edgar Morin, Wallon, Jussara Hoffmann, Miguel Zabalza e Haward Gardner e Celso Antunes. Todos os pensadores citados iluminam o nosso fazer pedagógico, por entendermos que o caminho é feito das várias estradas, isto é, todos podem contribuir para alargar a nossa visão pedagógica.