Proposta Pedagógica - Ensino Fundamental 1

     A proposta pedagógica a Escola Bezerra de Menezes leva em conta a Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB 9394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN, Resolução Nº 372/2002 capítulo I art. 3º inciso VIII do Conselho de Educação do Ceará e as orientações da BNCC.

      A partir de agora, a BNCC aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil  articulada a progressiva sistematização dessas experiências, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las... Ampliam-se também as experiências para o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação, elementos importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética e de outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço. Os alunos se deparam com uma variedade de situações que envolvem conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises, argumentações e potencializando descobertas. 

        As experiências das crianças em seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação com as mais diversas tecnologias de informação e comunicação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas. O estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir devem prevalecer.

       A progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender

        A metodologia da Escola Bezerra de Meneses, está baseada na proposta sócio construtivista, ou seja, o objetivo é suscitar no aprendiz o desejo de explorar e descobrir todas as possibilidades do seu “eu” (corpo-intelecto-espírito). Provocá-lo para observar, pensar, pesquisar, analisar, sintetizar, enfim, construir e reconstruir o conhecimento a partir do seu entorno social e afetivo. Tem também como foco os sete saberes necessários à Educação do Futuro (Edgar Morin), pois tem consciência que “o ser humano é um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico”. Desse modo, a condição humana deve ser o objeto essencial de todo o ensino.

       Todos os projetos e atividades advindas do mesmo são programados a inserir os conteúdos serem trabalhados dentro dos objetivos a serem alcançados pela escola que são:

  • Incentivar a pesquisa;
  • Estimular a reflexão para neste jornadear o aprendiz possa construirsua identidade tornando-se um cidadão eficaz, eficiente e ético capaz de contribuir com valores éticos na sociedade na qual encontra-se inserido.
  • Construção e reconstrução do conhecimento com enfoque na realidade do educando;
  • Favorecer a compreensão da realidade social na forma de:
  1. Ética;
  2. Diversidade cultural;
  3. Meio ambiente;
  4. Saúde;
  5. Orientação sexual;
  6. Trabalha e consumo;
  7. A conquista e disseminação da paz;
  8. A construção da inteligência emocional;
  9. Domínio de corpo de conhecimentos acadêmicos;
  10. Aquisição de habilidades para a vida de trabalho;
  11. Capacidade de tomar decisões e posições, a partir de análises;
  12. Aquisição de habilidades de síntese e aplicação de conhecimentos;
  13. Compreensão e uso de tecnologias;
  14. Formação de juízos de valor a partir da vivência no ambiente social;
  15. Aquisição de leitura e escrita e uso competente de tais habilidades;
  16. Cooperação individual e coletiva em situações particulares, locais e globais;
  17. Compreensão de deveres e direitos de cidadania;

 

        O currículo escolar valorizará ainda as seguintes atividades:

  • Estudos do meio;
  • Atividades em duplas e trios (explorando a ZDP);
  • Viagens de integração e socialização;
  • Visitas a exposições, amostras culturais e eventos;

      As práticas avaliativas serão, primordialmente, observacionais, com ênfase na avaliação qualitativa sobre a quantitativa, independentemente do critério de atribuição de notas ou conceitos.

      Os professores utilizarão o portfólio como um dos instrumentos de avaliação, mas esta será apenas uma das ferramentas avaliativas. Trabalhamos também em parceria com a família através do projeto “Família: Nosso Bem Maior”. A formação continuada do quadro técnico docente é feita através de estudos mensais (na escola), cursos, seminários e congressos.

      A proposta pedagógica da Escola Bezerra de Menezes encontra-se embasada nos pressupostos teóricos de: Vygotsky, Piaget, Edgar Morin, Wallon, Jussara Hoffmann, Miguel Zabalza e Haward Gardner e Celso Antunes. Todos os pensadores citados iluminam o nosso fazer pedagógico, por entendermos que o caminho é feito das várias estradas, isto é, todos podem contribuir para alargar a nossa visão pedagógica.

       Com bem aponta a BNCC, devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas, cuidado que nós da EBM primamos em nosso dia a dia.