A proposta pedagógica a Escola Bezerra de Menezes leva em conta a Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB 9394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN, Resolução Nº 372/2002 capítulo I art. 3º inciso VIII do Conselho de Educação do Ceará e as orientações da BNCC.
A partir de agora, a BNCC aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil articulada a progressiva sistematização dessas experiências, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las... Ampliam-se também as experiências para o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação, elementos importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética e de outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço. Os alunos se deparam com uma variedade de situações que envolvem conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises, argumentações e potencializando descobertas.
As experiências das crianças em seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação com as mais diversas tecnologias de informação e comunicação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas. O estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir devem prevalecer.
A progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender
A metodologia da Escola Bezerra de Meneses, está baseada na proposta sócio construtivista, ou seja, o objetivo é suscitar no aprendiz o desejo de explorar e descobrir todas as possibilidades do seu “eu” (corpo-intelecto-espírito). Provocá-lo para observar, pensar, pesquisar, analisar, sintetizar, enfim, construir e reconstruir o conhecimento a partir do seu entorno social e afetivo. Tem também como foco os sete saberes necessários à Educação do Futuro (Edgar Morin), pois tem consciência que “o ser humano é um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico”. Desse modo, a condição humana deve ser o objeto essencial de todo o ensino.
Todos os projetos e atividades advindas do mesmo são programados a inserir os conteúdos serem trabalhados dentro dos objetivos a serem alcançados pela escola que são:
O currículo escolar valorizará ainda as seguintes atividades:
As práticas avaliativas serão, primordialmente, observacionais, com ênfase na avaliação qualitativa sobre a quantitativa, independentemente do critério de atribuição de notas ou conceitos.
Os professores utilizarão o portfólio como um dos instrumentos de avaliação, mas esta será apenas uma das ferramentas avaliativas. Trabalhamos também em parceria com a família através do projeto “Família: Nosso Bem Maior”. A formação continuada do quadro técnico docente é feita através de estudos mensais (na escola), cursos, seminários e congressos.
A proposta pedagógica da Escola Bezerra de Menezes encontra-se embasada nos pressupostos teóricos de: Vygotsky, Piaget, Edgar Morin, Wallon, Jussara Hoffmann, Miguel Zabalza e Haward Gardner e Celso Antunes. Todos os pensadores citados iluminam o nosso fazer pedagógico, por entendermos que o caminho é feito das várias estradas, isto é, todos podem contribuir para alargar a nossa visão pedagógica.
Com bem aponta a BNCC, devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas, cuidado que nós da EBM primamos em nosso dia a dia.