Proposta Pedagógica - Educação Infantil

A proposta pedagógica da Escola Bezerra de Menezes leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e a Resolução Nº 361/2000 do Conselho Estadual do Ceará.

A metodologia de ensino da Escola Bezerra de Menezes está baseada na proposta sócio-interacionista, ou seja, o objetivo é levar as crianças e adolescentes a explorarem e descobrirem todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As atividades são programadas a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.

Buscamos a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e socioculturais, preparando-as para continuidade do processo educacional, em termos de Ensino Fundamental.

A nossa proposta é de trabalhar as diferenças individuais e as peculiaridades das crianças na faixa etária atendida na Educação Infantil.

Mesmo respeitando a heterogeneidade, a educação tem por princípio essencial criar condições para a o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

Os objetivos são definidos em termos de capacidades e não de comportamentos – visando ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas, uma vez que as capacidades se expressam por meios diversos comportamentos e as aprendizagens que convergem para ela, podem ser de naturezas diversas. Ao propor objetivos nestes termos, o professor amplia suas possibilidades de atendimento à diversidade apresentada pelas crianças, podendo considerar diferentes habilidades, interesses e maneiras de aprender o desenvolvimento de cada capacidade.

Respeito à diversidade dos alunos é parte integrante da nossa proposta. Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisam estar presentes nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimento até as diferenças de gênero, de etnia e credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear nas relações cotidianas.

Atualmente nossa Educação Infantil se divide em quatro grupos com os seguintes focos principais:

  • INFANTIL II (2 anos): Fase marcada pela descoberta gradual da percepção da gerência das próprias ações através do meio que o cerca. Assim, as atividades para esta fase, devem ser pontuadas com oportunidades em que as crianças possam gradualmente dirigir suas próprias ações, ou seja, as crianças aprendem sobre si mesmas, suas próprias competências e estabelecem uma relação de interação e confiança com o outro mais próximo, aprendendo desta forma a lidar com a realidade.
  • INFANTIL III (3 anos): Nesta fase visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.
  • INFANTIL IV ( 4 anos): Nesta fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma evolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor, cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita (período preparatório).

Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento, a pronúncia correta dos fonemas, formar conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e funcionários da escola.

O raciocínio lógico-matemático será desenvolvido através do material concreto.

  • INFANTIL V (5 anos): Nesta fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos e cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as famílias silábicas, além do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e o domínio das quantidades numéricas.

Incentivamos a criatividade através da leitura visual, estimulando a sensibilidade através dos sentidos (histórias, músicas, observação da natureza.)

O processo avaliativo é feito através de portfólios. Trabalhamos também em parceria com a família através do projeto “Família: Nosso Bem Maior”. A formação continuada do quadro técnico docente é feita através de estudos semanais (na escola), cursos, seminários e congressos.

Enfim, nossa proposta pedagógica tem como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo, através do desabrochar integral da criança e do adolescente, inspirando-se para isso nas teorias de Vygotsky, Piaget, Edgar Morin, Wallon, Haward Gardner e Celso Antunes, adaptadas a nossa realidade sociocultural, através de planejamentos adequados a cada faixa etária e tendo o lúdico como alicerce maior do nosso fazer pedagógico.